Manual para um dia Saudável

Quem não gostaria de ter um guia completo que explicasse o que comer, quando e por quê? E que todas as dicas fizessem você se sentir melhor e ter uma aparência mais saudável? Para atender esse desejo, Viva Saúde preparou um manual com todos os segredos para você planejar um dia inteiramente saudável. Comece o quanto antes!


6h30 - 7h30 - Levantar e água!
Assim que acordar, tome um copo de água! Durante o sono, o corpo não sente falta apenas de comida, mas também de líquido. De acordo com Larissa Cohen, nutricionista do Espaço Stella Torreão (RJ), "beber água assim que acordar é uma forma de limpar o trato digestivo". Essa hidratação ajuda na melhor absorção de nutrientes dos alimentos, além de auxiliar na digestão. Sendo assim, antes do pãozinho e do leite, um pouco de água vai muito bem!


7h30 - Café da manhã
A primeira refeição do dia é a mais importante e deve ser balanceada e nutritiva. O cardápio pode ser composto de cereais, como a aveia, carboidratos e fibras, encontrados nas frutas e pães nas versões integrais. Para beber, as opções podem variar entre leite desnatado, iogurtes livres de gordura ou o famoso suco de laranja, repleto de vitamina C e potássio. Entretanto, o abuso de frutas não é recomendado, "no caso do suco, faça-o com apenas uma laranja. E se for bebê-lo, não coma outras frutas. O excesso de frutose não faz bem à saúde", recomenda Larissa.


9h00 - Mais água
Para evitar a desidratação e aquela sede repentina, não tome água apenas quando sentir a boca seca. Tomá-la durante todo o dia garante uma pele mais bonita e melhor funcionamento do intestino! Minha sugestão é deixar uma garrafinha de água sempre por perto, assim fará você se lembrar de beber água.


10h30 - 11h00 - Primeiro lanche
Hora do lanche matinal! Para não esquecer essas mini refeições, coloque o alarme no celular, e-mail ou espalhe bilhetinhos pela mesa! Procure degustar duas unidades de oleaginosas, escolhendo entre castanha-do-Brasil, amêndoas ou nozes. Frutas como maçã ou pêra e iogurtes também são aconselhados, além de serem fáceis de carregar.


13h00 - 13h30 - Hora do almoço
Um prato colorido é a prova de que ele está composto de tipos variados de minerais e vitaminas! Monte um arco-íris na sua salada, com cenoura, beterraba, pepino, tomates e folhas, e una com carnes magras e grelhadas. A multiplicidade de vegetais, leguminosas como feijão, soja ou grão de bico e a preferência por arroz integral, também faz parte de uma dieta mais rica.


15h30 - 16h00 - Lanche da tarde
Momento essencial do dia, ele repõe as energias e ajuda no funcionamento cerebral. Algumas idéias são iogurte com cereais, banana, barra de cereal ou 1 tablete pequeno (30 g) de chocolate amargo. Seja criativo e evite repetir os lanches. Caso pratique exercícios no período da noite, reforce o cardápio!


18h00 - 19h00 - Caminhada pré-jantar
Se não deu tempo de fazer uma caminhada pela manhã, esse é o horário certo! Aquela fome antes do jantar pode ser evitada durante o exercício, que traz inúmeros benefícios para o seu corpo. Pode ser uma volta no quarteirão ou uma ida até a academia; qualquer fuga é válida para não comprometer o processo!


19h30 - Hora do jantar
Começar com uma sopa bem quente é perfeito para comer porções menores do prato principal. Tal atitude ajuda a "enganar" o cérebro, que já começa a ativar o hormônio da saciedade. Depois disso, "aposte em uma carne branca, peixe ou frango, grelhada ou cozida e acompanhada de salada igualmente cozida, não crua, o que facilitará a digestão", recomenda Larissa. Massas leves, de preferência integrais, com molho de tomate caseiro também são indicadas.


21h30- Ceia
Antes de dormir e cerca de 2 horas após o jantar, pense na ceia. Assim, a vontade de comer se estabiliza e você não consumirá calorias vazias. Experimente pedaços de maçã com mel, banana assada com aveia ou água de coco! No período da noite é melhor evitar o chocolate, "por ser um alimento estimulante, ele prejudica o sono. Principalmente o mais amargo, que possui menos açúcar e mais cacau", alerta Larissa. Uma boa opção também são os chás, que são muito bem vindos neste horário, pode ser chá verde com cascas de abacaxi, chá branco com erva-cidreira ou outro de sua escolha.


22h30 - 23h00 - Cabeça no travesseiro
Para manter o bom-humor, tenha uma noite de sono saudável, pois além de descansar de fato, ajuda a diminuir o risco de doenças como hipertensão e diabetes, o ideal é que seu sono tenha entre 7 e 8 horas de duração! Portanto, beba o último copo de água por volta das 23 h e tenha bons sonhos!

Essas dicas foram retiradas da fonte abaixo, mas é claro que dei alguns "pitacos". Espero que ajude mais esta dica e que vocês - assim como eu - aproveitem e ponham em prática.

Beijos a todos e até breve.
Karla Laura


Fonte: Fernanda Emmerick - revistavivasaude.uol.com.br

2 comentários:

  1. Ótimas dicas florzinha, alimentação e boa noite de sono é tudo em nossa vida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Van, pela presença e pelo carinho de sempre!!! Você é 10 d+...

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário também!!!

Para receber um orçamento, por favor, deixe seu e-mail, orçamentos não são fornecidos por aqui.

Pode também entrar em contato conosco pelo Whatsapp (31) 989270515 Oi

Os comentários serão respondidos aqui mesmo e por e-mail, quando for pedido de orçamento, ok?
Volte sempre!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Karla Laura Convites, Lembranças e Papelaria Personalizada © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto