Parceiros

NOIVOTERAPIA: 11 dicas para não surtar até o casamento
Terapeutas ensinam truques simples para não virar uma noiva neurótica durante os preparativos do casamento

“Bridezilla”, um trocadilho com “bride” (noiva) e Godzilla (o monstro japonês que destrói cidades), é o nome de um popular reality show da TV norte-americana. O programa é focado em noivas que, em meio aos preparativos de seus casamentos, enfrentam problemas dos mais corriqueiros: atraso de fornecedores, deslizes no orçamento, imprevisibilidade do clima. Coisas pelas quais a maioria das noivas passa. Mas, no caso delas, um monstro domina a cena a partir do menos imprevisto – e faz os telespectadores lamentarem pelo pobre que está prestes a dizer o “sim” para a moça.

No Brasil, o programa é exibido pelo canal por assinatura Discovery Home & Health sob o título de “Noivas Neuróticas”. Se você não quer ser uma delas, atenção. Para evitar que você tenha um ataque de nervos às vésperas do seu casamento, reunimos dicas de três psicólogas: Claudia Puntel, especialista em coaching de noivas, e Karen Bomilcar e Renata Lang Stapani, que, além de atenderem noivas em seus consultórios, já foram madrinhas de casamento mais de dez vezes cada.

1. Delegue tarefas. “Você não vai dar conta de tudo sozinha”, esclarece Renata. Como fazer isso? Pedindo e aceitando ajuda, a começar pelo noivo e passando por familiares, madrinhas e amigos, formando, assim, uma rede de apoio.

2. Entenda que você não vai conseguir agradar a todos, seja com a lista de convidados, o cardápio da festa ou a decoração, não importa o quanto se esforce. Tire este peso das costas e faça suas escolhas pensando no gosto do casal.

3. Converse com seu noivo sobre seus trajes e o que um não gostaria que o outro usasse, com cuidado para não magoar um ao outro.

4. Escolha fornecedores de confiança, baseada em indicações de outras pessoas, e leia atentamente os contratos antes de assinar. “Isso a ajudará a separar as preocupações legítimas, como aquelas relacionadas à qualidade do serviço, de desconfianças neuróticas”, diz Claudia.

5. Conversem com seus pais, se preciso com a ajuda de uma terceira pessoa, para reforçar o fato de que o casamento de vocês não é um campo de batalha entre parentes. As famílias, ávidas participar, acabam sendo um grande foco de brigas.

6. Eleja uma boa conselheira, que possa te apoiar e te trazer à realidade em momentos de tensão.

7. Busque um equilíbrio saudável para suas expectativas e prioridades e não exija mais do que o necessário de você mesma e das pessoas que te cercam.

8. Envolva seu noivo. Apesar de a maior parte da organização ficar por sua conta, ele pode ajudar muito em negociações e momentos de decisões, por exemplo. “Este é um ótimo momento para o casal treinar o trabalho em equipe, que será tão importante na vida de casados”, diz Claudia.

9. Faça atividades físicas. Se você não gosta de academia, vale caminhar na hora do almoço ou andar de bicicleta no parque aos domingos. Renata explica: “exercícios ajudam a liberar a tensão e descansar a mente”.

10. “Tire a mente do universo do casamento periodicamente”, ensina Karen. Vá ao cinema, jante com amigos. Além de espairecer, isso ajuda a evitar que você se torne uma noiva chata, que só fala de si e do seu dia.

11. Namore! Não deixe que o estresse e a correria que permeiam o período não sufoquem os sentimentos.

Fonte: Delas.Ig
____________________________________________________

GUIA PRÁTICO DA NOIVA

Vi este guia no blog http://enoivas.blogspot.com/. Achei muito útil e quis compartilhar com vocês.

Todo evento requer planejamento e organização. E não poderia ser diferente em um dos eventos mais importantes de nossas vidas: o CASAMENTO. Pode ser o seu, da sua amiga, da sua irmã, da sua filha... Casamento é uma celebração muito especial e merece todo carinho e dedicação.

E pensando em ajudar a cuidar deste grande evento, deixo aqui alguns Guias pessoais que poderão ajudá-la durante esta trajetória única e inesquecível, o casamento.
                                                                                                                

GUIA - CERIMONIAL

Muitas se perguntam o que uma cerimonialista faz, não é mesmo? Aqui temos a lista de todos os serviços (básicos) que um cerimonialista deve realizar. Certifique-se de estes itens estarão em seu contrato ao locar este tipo de serviço.


Preparativos:
 - Confirmação de presença
A equipe fica responsável por receber as confirmações por parte dos convidados de acordo com a lista dos noivos. E para aqueles que não responderem dentro do prazo, a equipe deverá entrar em contato, independe da quantidade de ligações necessárias, sejam elas locais como interurbanas.

Obs: alguns cerimoniais cobram à parte este serviço


Cerimonial para religioso:
- Assessorar a noiva em todos os seus passos durante todo o evento.
- Organizar entradas do Noivo, Padrinhos, Noiva, Daminhas, Florista, etc;
- Cuidar para que haja sincronia entre fotógrafos, músicos e demais profissionais envolvidos na cerimônia.


Cerimonial para recepção:
- Recepcionar os Convidados;
- Acomodá-los nas mesas;
- Verificar cardápio e bebidas a serem servidos;
- Verificar serviço de Buffet;
- Organizar a seção de fotos e filmagem nos momentos de cortar o bolo, jogar o bouquet, dançar a valsa ou a 'surpresa dos noivos'  e etc;
- Recepcionar e guardar os presentes;
- Contar o número de convidados;
- Verificar limpeza de banheiros e eventuais 'emergências de limpeza'.

O valor de um cerimonial completo pode variar de acordo com a localização do Casamento.

                                                                                                         

GUIA - CHECK LIST

Durante a organização do CASAMENTO é legal ter uma planilha para verificar o andamento de cada item e priorizar a execução de outros.

Organização do Casamento

Cerimônia (casamento)
- Convidar Padrinhos
- Convites Padrinhos
- Fazer Lista de Convidados
- Convites
- Lista de Presente, definir lojas
- Comprar ou polir alianças
- Escolher fotógrafo / filmagem

Cerimônia religiosa
- Cerimonial religioso (detalhes, restrições, músicas)
- Definir local
- Cursos de Noivos
- Definir decoração
- Músicos
- Taxas a serem pagas (igrejas, casamento com efeito civil)


Noiva
- Vestido de Noiva , testes e ajustes
- Marcar dia da noiva
- Aluguel ou Empréstimo do Carro dos Noivos
- Acessórios da noiva
- Definir Buquê
- Comprar sandália ou sapatos + palminhas confortável para noiva


Documentos
- Civil (Cartório)
- Religioso (certidões)


Festa
- Definir local festa
- Definir músicos / som / iluminação
- Definir decoração
- Locar tendas
- Itens para banheiro (kit lavabo)
- Lembrança para os padrinhos e pais dos noivos
- Encomendar topo de bolo
- Docinhos
- Lembrancinhas
- Itens para animação da festa
- Reunir com Buffet para Revisão Final - Definir Cardápio
- Reunir com Fotógrafo para definir detalhes
Muitos ítens ainda compõem esta listagem, mas esta é apenas uma referência entre muitas disponíveis.Você poderá personalizar de acordo com suas necessidades. Espero que ajude!

Boa Organização!
                                                                                                    

GUIA - CONVITES

A entrega dos convites de casamento é o primeiro sinal de que realmente irá acontecer um casamento e dá sinais de como ele será: de grande porte, mais íntimo, formal, descolado.


Tempo de Antecedência:
Ao pensar nos convites pense que você tem que proporcionar aos convidados tempo suficiente para planejar e responder ao convite. O recomendado é que a entrega seja feita com 1 a 2 meses de antecedência, portanto, a pesquisa por gráfica e calígrafos deve ser feita com muito mais antecedência para que os convites estejam prontos para envio.


Entrega:
Para os convidados que moram na mesma cidade, o convite deve ser preferencialmente entregue em mãos, enquanto que para convidados que moram em outra cidade, a entrega pode ser feita por correio (principalmente para as pessoas de mais idade, elas fazem questão de receber em mãos, questão de costume)


Quantidade:
Erro básico achar que você precisa fazer uma enorme quantidade de convites. Com sua lista de convidados completa, você conta a quantidade de famílias e solteiros para quem quer entregar um convite. Alguns extras é sempre bom pois imprevistos acontecem (você pode esquecer alguém, erro ao informar nomes ao calígrafo ou erro na escrita do calígrafo, sua mãe implorando pra chamar a comadre...hihihi).


Convite virtual:
Para os mais descolados, você pode fazer uma versão virtual e enviar por e-mail para os amigos e parentes que achar que possa fazer isso.
Tem noivos que inclusive só enviam convite por e-mail mesmo e as pessoas já sabem que será assim pelo estilo, profissão ou personalidade dos noivos.


Onde fazer:
Nestes casos é sempre bom ter uma recomendação. Pesquisar é essencial, afinal, são centenas de gráficas especializadas e milhares de modelos para escolher. Não se deixe iludir por escolhas como papel importado ou tintas super especiais. Tem muita opção de material nacional de excelente qualidade para se utilizar que fazem o mesmo efeito e custam no mínimo metade do preço. É uma questão de adequação ao seu estilo e gosto. Pesquise para não pagar mais caro.


Papeizinhos afixados no convite:
Existem milhares de tipos para este quesito. Diversos papeizinhos afixados no convite como convitinho individual para controle do buffet, papelzinho da lista de presentes, papelzinho de cota de viagens. Acho que o ideal é não abusar na quantidade, do contrário pode estragar a apresentação do seu convite. Alguns consultores de etiqueta dizem que é deselegante incluir os locais onde a lista de presente foi deixada. Aconselham esperar que os convidados perguntem o local (lojas) onde as listas serão encontradas, outros dizem que pode ser útil a informação, principalmente quando não se é íntimo dos noivos.
Defina sua prioridade e afixe o que considerar necessário, sem exageros.
Muitos buffets oferecem de graça o papelzinho de confirmação de presença para você afixar ao convite. Mas muito cuidado para ele não estragar a composição (letra, tamanho e cor geralmente são diferentes do que esta no seu convite).


Confirmação de presença:
Este item é essencial. Por mais informal que seja a cerimônia, não caia no erro de não fazer uma listagem de confirmação ou pedir para que alguém especializado o faça.


Por que é importante?
A confirmação é importante porque é o seu parâmetro para calcular o número de pessoas. Assentos, disposição das mesas e decoração do espaço, comida, bebidas, lembrancinhas, tudo depende deste número para sua organização. Já pensou faltar comida na sua festa? Ou sobrar um monte alimentos e ver seu dinheiro sendo literalmente jogado no lixo?


Primeiro
Você pode colocar a informação de confirmação de presença no corpo do convite ou no papelzinho do buffet. Exemplo: Favor confirmar presença até o dia xx, no telefone xxx ou e-mail noiva@xxxx.com.br. Além disso ao entregar o convite, enfatize a importância da confirmação de presença.


Segundo:
Para aqueles que não responderem até o prazo é hora de iniciar a fase 2. Contatos diretos. Você (ou cerimonialista) devem ligar para cada um e perguntar se confirmam presença ou não. Um e-mail também pode ser enviado, mas a taxa de retorno é baixa.

É chato mas temos que lembrar:


Salão vazio...
Exitem pessoas que juram de pés juntos que vão ao seu casamento, falam que não perderiam por nada e chegam até a confirmar presença formalmente, mas adivinha? Não aparecem. Cerca de 15 a 20% das pessoas que confirmam presença não comparecem. Então, imagine se você deixar a confirmação informal...


Salão cheio...
A outra questão é o oposto disso. O excesso de pessoas. Até nas festas mais chiques já vi isso acontecer. Você convida um casal por exemplo e de última hora resolvem levar uma irmã ou primo, ou qualquer outra pessoa que você desconhece. Sabemos que é uma questão de bom senso e educação, mas não podemos contar com isso em todas as pessoas certo? E às vezes realmente acontecem imprevistos e seu convidado precisou levar alguém a mais.
Para isso, todos os buffets já se programam com 10% a mais de tudo o que será servido. Então você pode contar com esta margem de segurança, mas se você sabe que as pessoas do seu convívio tem este costume, fique preparada.
Exceções vão acontecer claro, mas nada melhor do que se prevenir...


É muito chato
Também é deselegante deixar de convidar para a festa de recepção pessoas que foram convidadas para a cerimônia, imagine como você se sentiria se acontecesse com você.


Bom espero que ajude, dúvidas, sugestões e críticas, favor envia para o e-mail - karla.laura@hotmail.com

Beijos e até a próxima!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Karla Laura Convites, Lembranças e Papelaria Personalizada © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto